As (muitas) novas versões de Branca de Neve

Todo mundo já percebeu que virou mania regravar, ou melhor, reescrever os contos clássicos dos irmãos Grimm, certo? Nesse post, reuni as regravações do conto que já conferi, como um guia pra quem quer ficar por dentro dessas novas versões. Aliás, esse post é o primeiro de uma série de indicações de regravações que pretendo reunir por conto. Com vocês então, as novas versões de Branca de Neve.


Espelho, Espelho Meu
Espelho, Espelho Meu é um filme bacaninha lançado em meandros de abril, aqui no Brasil, que reconta a história de Branca de Neve, adicionando sutilmente o fato de que, ao ser encontrada pelos anões na floresta, ela não deu uma de dona de casa, e sim se tornou, como eles, ladrona das riquezas do reino (tipo Hobin Wood).

Achei a Lily Collins perfeita pro papel, já que ela tem toda essa meiguice e sensibilidade de Branca. A Rainha Malvada foi interpretada por Julia Roberts, e o Príncipe Encantado foi, ninguém menos que Armie Hammer (que é bonito, mas poderia ter sido um pouco mais jovem pra combinar um pouquinho mais com a Branca, concordam?

A regravação me cativou mais pelo modo como o roteiro se desenrola. A Rainha Malvada tem problemas com a autoestima, Branca não é tão boa assim, e o Príncipe é um pouco atrapalhado.

Mas o modo como o roteiro concilia essas novas características com fatos do clássico conto é o segredo do sucesso. Em meio à aventuras mais perigosas, situações embaraçosas e até engraçadas, Branca de Neve luta (literalmente) para reconquistar seu reino.


Branca de Neve e o Caçador
No mesmo ano, e quase em seguida, lança-se Branca de Neve e o Caçador  que, dessa vez, conta uma história mais macabra do conto. No filme, a Rainha Má, que se chama Ravenna (Charlize Theron),  tem motivos - muito nobres, devo dizer - para matar o pai de Branca, e aprisioná-la em uma torre, até seus 18(?) anos. Depois a Rainha pede ao Caçador (Chris Hemsworth) que a mate, e como vocês sabem, ele não consegue. A diferença, porém, é que a Rainha descobre que o caçador não mata Branca, e começa uma caçada por ambos. Diz a lenda que serão dois filmes dessa nova versão, e que esse primeiro conta a reestória (acabei de inventar essa palavra) de Branca sob o ponto de vista dela mesma, e que o segundo será sob o ponto de vista do Caçador.

Como já disse, essa versão é um pouco mais macabra. Ravenna (é muito, muito má mesmo, o Caçador é um belo de um pinguço, e Branca é depressiva (pelo menos foi o que Kristen Stewart fez parecer). Ela também aprende a ser uma guerreira, e enquanto luta por reino, sofre diversas tentativas de assassinato pela Rainha Má (que é a única que deve matá-la).


Na minha opinião, o foco do filme é fazer você se afeiçoar com o Caçador, que antes era só uma participação coadjuvante no conto. Aqui, ele tem seus motivos pra aceitar a oferta da Rainha Má e pra ser um beberrão também, mas quando a gente descobre o personagem, ele passa a ser o mais cativante de todo o filme.


O mesmo novo conto está disponível também na versão de livro - que eu comprei - e é exatamente igual ao filme (uma vez que foi inspirado nele) apesar de te deixar mais a par das emoções pelas quais Branca passa ( e a Stewart não demonstra - parei com críticas, juro).


Once Upon a Time
Uma das minhas séries favoritas (apesar de um primo meu dizer que não gosta) também é baseada no conto clássico. Ao longo de 3 temporadas (a terceira começou dia 29 de setembro), a série vem ilustrando, em conjunção de outros contos, o que realmente acontece depois do "felizes para sempre"-que na verdade, nem acontece na série. Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e o Príncipe Encantado (Josh Dallas) se vêem separados e sem ao menos reconhecerem um ao outro, depois de uma maldição lançada por a Rainha Má (Lana Parrilla♥), que os enviou para Storybrooke, uma cidade onde o tempo não passa. Emma Swan (Jeniffer Morrison), uma detetive que desconfia de todos, fica incumbida de quebrar a maldição, e o porque? Assistindo você descobre.
A Branca de Neve e o Príncipe dessa versão são também o casal favorito dessas releituras do conto.

Como já comentei, cada episódio conta um pedaço do que levou Branca de Neve a ser amaldiçoada assim, e não ter um final feliz, e como os outros contos (Cinderela, Bela Adormecida, Rumpelstiltskin, Chapeuzinho Vermelho, etc.) se interligam à história da princesa.
O ilustre "Senhor das Trevas" ou Rumplestiltskin
De todos os contos da Branca de Neve, essa é a versão que mais me cativa porque, claro, por ser uma série, a gente tem um envolvimento maior com os personagens. E eu nunca gosto muito dos vilões, mas nesse caso, meus personagens favoritos são o Rumpelstiltskin (uma salva de palma à Robert Carlyle por sua atuação), Hook (ou Gancho - o de Peter Pan), a Rainha Má (depois da metade da segunda temporada, a gente começa a se afeiçoar por seus problemas) e o Henry (Jared Gilmore).
Hook, em seu olhar "I'm sexy and I know it"
E quer um comentário extremamente pessoal? PORQUE TANTOS ATORES LINDOS JUNTOS NA MESMA SÉRIE? Pra mim, foi estratégia de marketing, porque gente, aquele Colin O'donoghue (o Hook), Julian Morris (que é o príncipe da Bela Adormecida, o Philip) e até o Josh Dallas no comecinho, me fazem morrer de amores. Depois de saber disso, as meninas vão começar a assistir, certo?

Gostaram gente? Só lembrando que vou fazer mais posts assim com outros contos, e se vocês tiverem alguma sugestão é só cometar aqui embaixo, viu?
Beijinhos,
              Flávia C♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...